Que tal visitar um lugar muito maneiro que está fora dos roteiros de turismo?

Moderna e faraônica, Canary Wharf abriga os maiores bancos mundiais e algumas das mais importantes empresas multinacionais. E não é só isso!

HSBC
Foto: Arquivo Pessoal

Isle of Dogs, onde hoje abriga Canary Wharf nas (Docklands) é carregada de arranha céus e conhecida como um dos principais centros financeiros de Londres mas muitos séculos atrás essa era uma região pantanosa e inabitada. Foi a partir do séc. XIII quando as terras foram drenadas que a região começou a ser habitada. Maior parte eram fazendeiros e pescadores, mas ainda assim a população não era grande.

A ilha começa a sentir as mudanças bruscas quando a industrialização inicia sua expansão saindo da City of London. Comerciantes vendo o crescimento na construção de navios e aumento no comércio marítimo percebem a oportuniade para expandir negócios marítimos e iniciam projeto na construção de docas na Isle of Dogs, que se situa no extremo leste de Londres, um ponto estratégico do rio Tâmisa. Em 1802 ficaram prontas as primeiras docas da West India Docks, e a partir desse momento o aumento de população na ilha começa aumentar. Durante o período de 1802 e 1938 essas docas foram reconhecidas como a de maior atividade no mundo e os produtos mais recebidos na época eram açúcar, rum e café.

Na segunda guerra mundial os alemães viram essa parte de Londres como o alvo perfeito para bombardear, atrapalhando o comércio forte. Foram explodidas mais de 2,500 bombas e a guerra terminou deixando o local destruído. O Porto de Londres perdeu mais de um terço de seu depósito.

West India Docks conseguiu se reerguer continuando com suas atividades mas na década de 1970 o movimento de navios cai substancialmente dando início a uma crise. Um dos motivos foi a falta de infra estrutura para receber navios de container. Então em 1980 as atividades nas docas se encerram.

Em 1988 Paul Reichman, canadense e quem liderava a empresa de desenvolvimento imobiliário Olympia & York, apresenta a Margaret Thatcher o modelo de negócio para a construção de Canary Wharf e nesse mesmo ano iniciam-se as obras. Assim que os primeiros edifícios ficaram prontos, em 1991, bancos como: HSBC, Citigroup e Credit Suisse First Boston se mudaram para o novo centro financeiro de Londres. Hoje são cerca de 105,000 pessoas trabalhando em Canary Wharf.

Canary Wharf
Foto: Arquivo Pessoal
Canary Wharf
Foto: Arquivo Pessoal
Canary Wharf
Foto: Arquivo Pessoal
Canary Wharf
Foto: Arquivo Pessoal

Logo quando cheguei em Londres meu primeiro contato foi com Canary Wharf e PÁ! me surpreendo de cara. A ideia que tinha de Londres começa a se desconstruir, parecia que estava numa cidade do futuro.

Um distrito financeiro moderno que carrega na sua história vitórias e derrotas. Visitar essa parte de Londres é se permitir conhecer um pouco mais da cidade indo além do que todos já conhecem. É mergulhar na cultura!

Canary Wharf conta com shoppings, supermercados, restaurantes, parques lindos, cafés, pubs e um museu gratuito contando toda a história desse local.

Canary Wharf
Foto: Arquivo Pessoal

Curiosidades:

Canary Wharf era o nome de um dos depósitos que havia nas docas da qual recebia mercadoria de frutas originárias das Ilhas Canárias;

Ilhas Canárias no latim é “Canariae Insulae” que traduzindo para o inglês é Isle of Dogs;

 One Canada Square foi um dos primeiros edifícios a ser inaugurado e é o segundo mais alto do Reino Unido;

Príncipe Charles não curtiu a arquitetura do One Canada Square;

Melhorou o sistema de transporte aumentando o número de conexões com a Docklands Rail Station (DLR);

Canary Wharf
DLR

Possui uma estação de metrô, Canary Wharf Station, inaugurada em 1999;

Banco Barclays, teimosinho, foi o último banco a se mudar da City of London para o novo centro financeiro.

Canary Wharf
Foto: Arquivo Pessoal
Canary Wharf
Foto: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s